A Gamificação do Treinamento
Artigo de André Zatz, sócio fundador da SB
Se você ainda não ouviu falar em gamification ou gamificação, vai ouvir. É uma das novas tendências no mercado corporativo. A ideia é usar mecanismos de jogos em outras áreas de atividade.
A ideia de usar jogos em ações corporativas não é nova. Há muitas décadas eles são usados para provocar envolvimento e motivar, seja na relação das empresas com seus consumidores, seja na relação com seus colaboradores.
Mas o que vem sendo chamado de gamificação representa um passo importante na evolução dessa técnica. Os jogos estão expandindo suas fronteiras. Não se trata mais de inserir um rápido jogo em seu programa, usar um jogo de aquecimento ou fechamento.
O desafio agora é transformar a própria sala de aula em jogo. E mais além, transformar o próprio dia a dia em jogo.
O princípio por trás da gamificação é transformar tarefas repetitivas e aborrecidas em tarefas repetitivas e estimulantes. Mas como isso é possível?
Há uma série de mecanismos responsáveis por essa transformação, tais como a criação de recompensa, estabelecimento de objetivos claros, regras claras e feedback sobre cada etapa do processo.
A recompensa é um dos grandes mobilizadores do ser humano. E para que a recompensa estimule o ser humano, não é necessário que seja de grande valor, quero dizer, valor monetário. Recompensas como reconhecimento, superação de obstáculos ou crescimento em um ranking podem ser igualmente poderosas.
Objetivos e regras claras diferenciam com frequência os jogos do dia a dia. Raramente temos no dia a dia situações tão bem definidas, com objetivos tão explícitos e sem interferência de fatores externos. Isso reforça o caráter de laboratório dos jogos, pois permitem focar em um ou em outro aspecto de uma realidade complexa.
Com relação à possibilidade de termos feedback a cada etapa de um processo, vemos nisso uma ferramenta crucial para que o processo de aprendizado seja efetivo. No dia a dia, há geralmente um tempo muito grande entre uma ação e seu resultado. Somando-se isso à interferência de múltiplos fatores, no mais das vezes não se sabe com precisão quando se agiu bem e quando não.
No jogo é diferente. A cada etapa você tem um resultado, uma pontuação, uma conquista. Com isso, você sabe exatamente onde acertou e onde deve melhorar.
O processo de aprendizado é desta forma acelerado artificialmente, permitindo compreender em muito pouco tempo o que poderia levar semanas, meses ou anos.
Aprender em pouco tempo aquilo que talvez nunca fosse assimilado.
Todo mundo sabe que jogos motivam, provocam vivência, criam um ambiente agradável e contribuem para o entendimento. Mas agora podemos ir além, dando uma nova dimensão a isso que já vinha sendo feito.
Como curiosidade, o termo gamification surgiu em 2004. Foi pouco a pouco ganhando importância ao ponto de em 2011 ter sido considerado como um dos termos mais importantes do ano pelo Oxford Dictionary.
Gamificar o treinamento é a promessa de uma turma engajada e capaz de aprender de verdade. Entre nesse jogo se não quiser perder a vez!